Entenda por que estudar inglês e como se preparar para qualificação internacional
Aprender um novo idioma se tornou objeto de desejo de qualquer pessoa que almeja expandir as possibilidades profissionais e pessoais.
Falada por mais de 1,268 bilhão de pessoas por todo o território global, a língua inglesa é considerada uma língua universal por ter historicamente sido globalizada, principalmente a partir do desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação.
Inglês britânico X inglês americano
Quem já procurou por um curso ou até mesmo tem costume de assistir a séries legendadas certamente já ouviu falar sobre as variantes entre o inglês americano e o inglês britânico.
Vale lembrar que cerca de 67 países têm a língua inglesa como oficial, fazendo com que ela varie de acordo com costumes, cultura e questões semânticas.
Essa diferença costuma fazer com que o estudante se questione qual seria o ideal para aprender ou qual é o “inglês correto” a ser falado.
Na verdade, a diferença entre eles pode ser facilmente comparada à variação entre o português do Brasil e o português de Portugal, que, apesar de serem a mesma língua, carregam divergências gramaticais, no vocabulário e na pronúncia, mas são igualmente válidas.
Por tanto, as nuances devem ser consideradas, mas ambas são igualmente válidas e compreendidas globalmente.
Qualificação no idioma
Você se considera apto a responder um teste em inglês que te qualifique a ingressar em uma empresa internacional?
O TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira) avalia a proficiência em inglês de falantes não nativos, sendo requisito em instituições de ensino e empresas em mais de 160 países.
Quem deseja estudar fora do país já sabe que adquirir este certificado irá aumentar as chances de conseguir as melhores oportunidades e deixar uma porta aberta para o sucesso.
Como se preparar para o TOEFL
Algumas instituições já oferecem o preparatório TOEFL, um curso que irá ambientar o aluno à estrutura do exame.
Lembre-se que será avaliada sua proficiência, ou seja, você deve ter pleno conhecimento da língua inglesa e será avaliado a partir das habilidades de leitura, escrita, audição e expressão oral.
A principal dificuldade dos estudantes é reconhecer as variantes da língua inglesa, como citadas no primeiro tópico, que se modificam conforme a região onde se é falada.
Para auxiliar nesse processo, apresentamos 7 expressões britânicas populares que podem ser úteis durante a preparação:
“Smashed it”: Usada para comemorar bom desempenho, como em um teste.
“Cheers!”: Forma informal de agradecer ou brindar.
“Gutted”: Expressão para se sentir extremamente desapontado.
“Loo”: Referência ao banheiro de maneira casual.
“Innit”: Tradução compatível com “né?” em conversas informais.
“Knackered”: Para expressar grande cansaço ou exaustão.
“Easy peasy”: Significa algo muito fácil, simples ou sem dificuldades.
Essas são apenas algumas das inúmeras gírias britânicas que podem enriquecer seu vocabulário. Lembre-se de que estudar um novo idioma exige comprometimento e constância.
Aperfeiçoe seus conhecimentos e descubra as inúmeras possibilidades que a língua inglesa pode oferecer.