Se você chegou até esse conteúdo por que deseja se tornar avaliador de imóveis ou só está com dúvidas sobre o assunto, não importa, pois você está no lugar certo.
Isso porque esse conteúdo foi pensado para trazer somente informações relevantes sobre o assunto, de modo que você possa entender como funciona a avaliação de imóveis de maneira clara e objetiva.
Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
1. Qual o objetivo de uma avaliação de imóvel?
Antes de mais nada é preciso entender um pouco a respeito do objetivo de uma avaliação de imóvel.
E, como o próprio nome sugere, a avaliação de um imóvel tem o objetivo de estipular o valor que o mesmo está valendo no mercado, podendo ser:
- Uma casa
- Um terreno
- Imóvel comercial
- Imóvel industrial
Entre outros imóveis que estão no mercado e, e a partir da avaliação que se poderá realizar outros procedimentos como, por exemplo, a venda de um imóvel.
2. Quando esse tipo de serviço é solicitado
A avaliação de imóveis pode ser solicitada em diversos tipos de casos específicos, por esse motivo há uma alta demanda por avaliadores no mercado de trabalho.
Veja abaixo alguns casos que o avaliador pode ser convocado:
- Divórcios
- Divisão de heranças
- Divisão entre sócios
- Venda e compra de imóveis
Portanto, um bom profissional é essencial, uma vez que a venda de um imóvel pode depender exclusivamente do preço de mercado.
3. Qual o custo de uma avaliação de imóvel em 2023
O custo de um uma avaliação de imóvel pode variar muito de acordo com o tipo de avaliação que será realizada e do profissional envolvido.
Por exemplo, uma avaliação para uma transação de compra e venda é, normalmente, mais barata que uma avaliação judicial como, por exemplo, para divórcio.
Mas, de modo geral, um preço muito praticado é o de 1% do valor do imóvel, portanto, um imóvel de 500 mil reais terá o custo de 5 mil reais para ser avaliado
4. Quem é o responsável por realizar a avaliação de imóveis?
O profissional que irá realizar a avaliação do imóvel deve ser alguém capacitado para determinar quais são os fatores que devem ser avaliados.
Normalmente o avaliador irá se preocupar com os seguintes critérios:
4.1 Tamanho do imóvel
O tamanho do imóvel irá aumentar ou diminuir consideravelmente o valor do mesmo, visto que quanto maior for a área construída, maior será o valor estabelecido pelo avaliador.
4.2 Tipo de estrutura
O tipo de estrutura é outro fator determinante no valor imóvel. Por exemplo, uma residência de madeira poderá ter seu valor diminuído devido ao material empregado na construção.
4.3 O acabamento do imóvel
O acabamento também terá certo peso, quanto melhor for o acabamento, o valor não será prejudicado.
4.4 Idade
A idade do imóvel pode alterar o valor do mesmo, visto que em muitos casos a construção pode necessitar de reforma.
4.5 A documentação do imóvel
Além dos itens citados acima, também será avaliada a documentação do imóvel a fim de garantir que toda a área construída conste na documentação.
Além de outros fatores, por exemplo, um imóvel pode ter o valor alterado pelo simples fato de estar próximo a um shopping, portanto é algo que o avaliador irá considerar na hora de realizar o trabalho.
Agora que você sabe tudo o que precisa sobre quanto custa a avaliação de imóveis em 2023, com certeza deve ter muito em que pensar a partir de agora, não é mesmo?