Belgian Blue

Belgian Blue: saiba tudo sobre essa raça

Mais uma vez vamos falar de uma raça incrível: a Belgian Blue. Essa é uma daquelas raças amadas por muitos por diversas razões, sendo seu porte uma delas. Apesar de não ser um animal enorme, esse gados ainda possuem vantagens quando ocorrem cruzamentos.

Outro motivo que faz com que a raça seja admirada é seu rápido crescimento. Entretanto, quando comparada a raças mais famosas como por exemplo o Angus, essa raça perde um pouco. Pois, devido a suas características como carcaça, o animal possui menos gordura.

Mas isso é o de menos, pois essa raça ganha em diversos outros aspectos. Contudo, ela ainda não é uma raça famosa, ainda mais em nosso país. Apesar da mudança estar ocorrendo, ela ainda deve demorar um bom tempo.

Pensando nisso, decidimos criar essa matéria para contar um pouco sobre essa raça. Desde sua origem e chegada ao Brasil até suas características. Então continue a leitura e descubra tudo isso.

Origem da raça Belgian Blue

Por conta do nome você deve saber de onde esse animal vem: da Bélgica. Uma raça não muito antiga, ela surgiu após os gados belgas terem cruzado com outra raça: a Shorthorn. Essa por sua vez, veio da Inglaterra entre os anos de 1850 e 1890. Contudo, esse cruzamento é considerado natural, e por isso a raça Belgian Blue também é natural.

A história foi que no século 19, alguns bois da raça Shorthorn, nativos da Inglaterra, foram enviados para a Bélgica. O intuito era melhorar a estrutura dos gados belgas, que na época servia apenas para a bovinocultura de leite.

Então, no ano de 1920 até meados dos anos 60, surgia um novo animal. Esta raça, por sua vez, supria duas áreas: a produção leiteira e a produção de carne. Mas, após alguns anos, a indústria de carne bovina cresceu e aí a raça Belgian Blue passou a servir apenas a bovinocultura de corte.

Origem da Raça Belgian Blue

Porém, alguns estudos afirmam que existe sangue da raça Charolês na Belgian Blue. Assim sendo, vemos que diversas raças se influenciam, mesmo que não pareça.

Todavia, temos ainda um fato curioso sobre a origem desses animais: existe uma seleção na hora de cruzar. Isso mesmo, os criadores selecionam os animais musculosos e estes cruzam entre si, surgindo aí uma excelente raça para corte. Os belgian blue que surgem a partir disso são chamados de bombados.

Características

Agora vamos ao principal, as características que os animais dessa raça possuem. Afinal, saber a origem importa, mas entender o porquê esses gados tem de diferente é ainda mais legal.
Em primeiro lugar, essa não é uma raça considerada de grande porte. Chegando a ter em média 770 quilos para os machos e 500 quilos para as fêmeas. Porém, apesar disso, eles são excelentes para o corte por alguns motivos.

Em primeiro lugar, o animal possui bastante músculos, esses por sua vez se localizam nas áreas que mais vendem. Além disso, o Belgian Blue possui um desenho bem arredondado, o que o torna um ótimo animal para corte.

Já quando o assunto é a carne do animal, temos mais um ponto positivo. Segundo estudos realizados por especialistas em carne animal, o Azul Belga possui uma das melhores carnes de todas.

Um dos motivos é que sua carne possui menos gordura e isso a torna mais saudável para consumo. Além disso, o animal possui menos marmoreio quando comparados com raças como Angus, por exemplo.

Todavia, isso não o torna mais rentável no Brasil. Visto que nosso país aprecia o consumo de carnes mais gordas e com cobertura de gordura maior. Porém, o animal da raça Belgian Blue pode ser uma alternativa.


E aí, gostou de saber tudo isso?

Compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *