Um dos sabores mais marcantes em um prato é o da pimenta de cheiro. Essa variação de pimenta, não possui ardência igual suas parentes mais próximas, mas ainda assim ela possui um sabor marcante. Contudo, sua fama não é tanta quanto a de pimentas como a dedo de moça.
Pensando nisso, montamos esse texto com alguns fatos curiosos sobre a pimenta de cheiro. Além disso, vamos contar quais os benefícios que ela possui e como você pode cultivá-la em casa. Portanto, se você gosta de pimentas ou está atrás de dicas de plantas para sua horta, o texto a seguir é para você.
Pimenta de cheiro: origem da planta
A planta que gera as pimentas de cheiro tem sua origem no continente americano. Pois é, muitos não sabem, mas as plantas que recebem o nome de Capsicum, são nativas da américa. Assim sendo, a maioria das espécies de pimenta começaram a aparecer aqui.
Porém, no caso da pimenta de cheiro, alguns pesquisadores acreditavam que elas fossem chinesas. Por conta disso surge o nome de Capsicum chinense, mas logo descobriram que na verdade a planta é nativa da américa.
Seu uso na culinária é mais forte no norte do país, contudo isso vem mudando. Pois, quase todos os estados já estão colocando a pimenta de cheiro em receitas. Contudo, além de sabor, as pimentas de cheiro fazem bem para a saúde.
Rica em vitaminas, essa variedade de pimenta possui benefícios para nossa imunidade, nosso coração e até mesmo auxilia nosso corpo a liberar endorfina. Todavia, é preciso cuidado ao consumir, pois o excesso faz mal para a saúde.
Como cultivar em casa
Se você está criando sua horta em casa, um item que você não pode deixar de ter é a pimenta de cheiro. Pense em quantas receitas saborosas você vai produzir com essa planta. E uma ótima forma de ter esses benefícios é com a planta natural.
Apesar de existirem mercados que vendem, em geral esses produtos possuem muitos agrotóxicos. E é tão fácil plantar pimenta de cheiro em casa, que você vai adorar. O primeiro passo é escolher um solo rico em nutrientes.
Após isso, prepare o solo movimentando-o, importante usar luvas. Após isso, coloque as sementes em um pequeno buraco e cubra-o com o solo.
Aguarde as mudas surgirem, e mantenha apenas a mais forte. Lembre-se de manter apenas a pimenta de cheiro sempre úmida, e em 3 meses você já terá o tempero em sua casa.