Quando falamos em alimentos importantes para nossa saúde, um item que não pode faltar é o trigo. Afinal, devido a sua enorme produção, esse item se tornou um dos alimentos mais importantes para a alimentação humana.
Porém, se você não conhece muito sobre essa planta, o texto a seguir vai mudar isso. Vamos contar um pouco sobre a origem do trigo e sua importância nos dias atuais. Além disso, vamos contar quais os maiores produtores do vegetal e quais os estados brasileiros que mais produzem trigo.
Então, continue a leitura para saber mais!
Origem do trigo
Antes de mais nada, vamos contar qual a origem do trigo e qual sua importância para nós até hoje. Segundo algumas pesquisas feitas, a história do trigo começa a surgir na antiga civilização chamada de Mesopotâmia.
Nessa época, estavam sendo iniciados os trabalhos de agricultura, que permitiu que o homem se fixasse em um local. Dessa forma, a história humana começava a dar seus primeiros passos rumo à evolução.
Após isso, o trigo começou a se espalhar pela Europa e os moradores de lá descobriram que seria possível fazer uma espécie de massa com o vegetal. Aí surgiu o tão amado macarrão.
Porém, até hoje o trigo é importante e ele é considerado um dos 5 mais importantes alimentos humanos. No Brasil, também possuímos uma produção de trigo enorme, e seus usos vão desde a produção da farinha de trigo até a produção de cerveja.
Trigo no Brasil
Quando falamos em produção agrícola, o Brasil é campeão. Pois, além da procura por trigo ser elevada, nosso país possui um dos melhores solos do mundo. Porém, diferente de outros vegetais, o trigo não tem sua origem no Brasil ou América do Sul.
Mas isso você já leu no tópico acima. Quando falamos da chegada do trigo ao Brasil, falamos no período de colonização portuguesa. Apenas no ano de 1534 foi que tivemos o primeiro contato com o trigo no Brasil.
Na época, o Brasil ainda possuía o sistema de capitanias hereditárias. No caso, o primeiro estado a começar a produzir trigo foi São Paulo, que na época era chamado de São Vicente.
Contudo, alguns séculos depois, nos anos 1800, essa produção passou a ocorrer na região sul do país. E isso dura até hoje, sendo o Paraná o maior produtor seguido do Rio Grande do Sul, que juntos produzem 90% de todo o trigo brasileiro.