1. Ilhas Maurício
Simplesmente um dos maiores arquipélagos situado no oceano Índico, próximo ao sudeste do continente africano, as conhecidas Ilhas Maurício possuem belezas encantadoras.
Um verdadeiro oásis de águas cristalinas e areias brancas, apesar de ser um território de origem vulcânica.
2. Caribe
Já que a natureza em sua forma mais exuberante resolve se encostar nessas ilhas, é bom aproveitar suas belezas naturais. Os recifes de corais são quase que uma atração turística e, devido à formação geológica do arquipélago, bancos incríveis de areia se formaram, assim como relevos rochosos que enfeitam ainda mais a paisagem.
Alguns esportes aquáticos podem ser facilmente praticados nas Ilhas Maurício. A chamada pesca esportiva é uma das atrações do lugar, assim como a prática do mergulho, que também é muito comum.
É um lugar ideal para lua-de-mel dos recém-casados que, provavelmente, vai ser inesquecível ao lado das águas mais limpas do mundo e de quem você ama de verdade.
3. Ilhas Seychelles
Quer apreciar as suas férias em um paraíso perfeito? O local que você está procurando para viajar pode ser as Ilhas Seychelles, um paraíso exótico e com resorts de luxo para fazer das suas férias o descanso perfeito.
Quer areia limpa de praia? Vai ter por lá. Água azul e transparente? Vai ter também. Mergulhar com peixes ao seu redor? Também! Baleias? Quem sabe, se elas estiverem por lá dá para ver seus longos mergulhos em alto mar de lancha, a ser alugada para passeio nos hotéis e resorts beirando o mar.
As Ilhas Seychelles estão localizadas no Oceano Índico e são um paraíso a céu aberto na terra. O arquipélago todo é composto por nada menos que 115 ilhas, mas apenas 14 delas estão preparadas para recepcionar os turistas e oferecer momentos inesquecíveis. Algumas ficam submersas durante a noite. Tem algo mais mágico que isso? É mesmo um prazer passar um mês nas Ilhas Seychelles.
4. Ilhas de Cabo Verde
Cabo Verde é um arquipélago formado por 10 ilhas vulcânicas, pequenas e montanhosas, sendo 9 habitadas e uma delas deserta, além de outros ilhéus desabitados. O país africano está localizado no Oceano Atlântico, e foi uma colônia portuguesa desde o seu descobrimento no século XV até o ano de 1975, quando se tornou independente.
As ilhas de Cabo Verde são: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, e Boa Vista, estas 6 chamadas de Ilhas de Barlavento. As outras 4 formam as ilhas de Sotavento, que são: Brava, Fogo, Santiago e Maia.
5. Cabo Verde
A Ilha de Santa Luzia é desabitada; a ilha de Santiago é a maior e sede da capital do país, a cidade de Praia, que também é a mais populosa do arquipélago. A segunda maior ilha é a de Santo Antão, no extremo do arquipélago. Os principais pontos procurados pelos turistas são a ilha de Sal com suas praias maravilhosas, e a ilha de Santiago, onde se destaca a praia do Tarrafal, além de vários monumentos históricos, entre eles a igreja colonial mais antiga existente no mundo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Vila Velha.
Como as ilhas são pequenas e próximas, é possível visitar todas elas, fazendo a travessia de barco ou em pequenos aviões, pois a distância máxima entre um extremo e outro do arquipélago é de 250 km.
6. Ilha de Madagascar
Madagascar é um país da África que engloba uma gama de ilhas ao redor do continente. A mais famosa do país é a ilha de Madagascar, que se localiza as beiras do Oceano Índico. É considerada a quarta maior ilha do mundo, um pouco maior que o território francês e apenas um pouco menor do que o Texas.
A pouco, a ilha de Madagascar era ainda inabitada e há pouco tempo ganhou habitantes descendentes da Indonésia, conhecidos como Magalasys. O povo da Indonésia atravessou o oceano índico e por uma mera coincidência chegou à ilha de Madagascar.
Durante a formação dos continentes, a ilha foi separada do continente africano e, por esse motivo, muitas espécies de plantas e animais só são encontradas lá.
A ilha já foi território de piratas e colonizada pela França ao longo de sua história.
7. Ilha de Marajó
Inúmeras belezas paradisíacas compõem o cenário da Ilha de Marajó, principal roteiro turístico do Pará. São aproximadamente 40 mil km² nesta que pode ser considerada, sem sombra de dúvidas, como a maior ilha fluviomarítima de todo o planeta.
Os montes construídos de forma artificial chamam bastante atenção neste cenário tropical. Eles foram construídos no período colonial.
As agências de viagem apostam alto no local desde o início da década de 90, quando aconteceram inúmeras adaptações na região para atender a demanda turística qualificadamente. Seu serviço culinário possui relevância inclusive em publicações internacionais especializadas em turismo.
Interessante notar que diversas atividades relacionadas com ecoturismo atraem público interessado do Brasil inteiro.
Os artesanatos também fazem intenso sucesso, existem barraquinhas espalhas por diversas partes do local com residentes vendendo variados tipos que preenchem demandas de variados perfis. É um local onde os turistas podem gastar pouco para ganhar longas horas de aventuras ou passeios praieiros.
8. Ilhas Salomão
Quem busca destinos internacionais interessantes e paradisíacos para as férias não pode descartar as Ilhas Salomão. Pouco conhecidas, ficam situadas na Melanésia, arquipélago localizado na Oceania, região próxima às Filipinas e Austrália.
As Ilhas Salomão, bem como a maioria do continente da Oceania, foram colonizadas por britânicos. Sua independência é bem recente, datando de 1978, e o arquipélago conservou a língua inglesa. Sua população não ultrapassa 500 mil habitantes e a cidade mais populosa é a capital Honiara, com aproximadamente 30 mil habitantes.
Por ser um conjunto de ilhas, a agricultura e a pesca são os principais alicerces da economia e hábitos alimentares da população, que preza por carne de peixe, porco selvagem, frango e até cachorro.
Dentre as principais ilhas turísticas do arquipélago, estão Guadalcanal, Malaita, Ilhabela, Gizo, Choiseul, Maquira, Ilhas Santa Cruz e Ilha de Nendo. Possuem lindas paisagens, que vão desde áreas rurais que mostram bem a tradição da população nativa até formações vulcânicas (Ilhas de Santa Cruz).
9. Ilha de Comores
O arquipélago de Comores está localizado no canal de Moçambique no Oceano Índico, entre a Ilha de Madagascar e a costa leste da África, formado por 4 ilhas que estiveram sob a dominação francesa até 1975, quando através de plebiscito, três delas declararam sua independência e uma decidiu permanecer como colônia francesa.
As três ilhas independentes passaram a formar o país chamado União de Comores, que tem como principal atividade econômica o turismo, a exportação de baunilha e de perfume. As ilhas que formam a União de Comores são:
- Ilha de Njazidja ou Grande Comores, onde fica Moroni, a capital do país, e as cidades de Mbeni e Foumbouni. Nessa ilha também está localizado o monte Kartala, com 2.316 metros de altura, que é um vulcão ativo;
- Ilha de Nzwa, onde ficam as cidades de Mutsamudu e M’Ramani;
- Ilha de Mohéli com as cidades de Nioumacheua, Miringoni, e Hoani.
As Ilhas de Comores recebem turistas do mundo inteiro, atraídos especialmente pelas suas belezas naturais e pela sua cultura. Contudo, é preciso uma atenção especial aos cuidados com a saúde, sendo importante a vacina da febre amarela e da malária, não se deve beber água de torneiras e nem ingerir alimento cru.
10. Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa está localizada no Chile, e é um local turístico, devido ao seu enorme atrativo em termos de beleza natural e as grandes estátuas que foram esculpidas em pedra vulcânica, representando a mana sempre na forma sentado em contemplação às estrelas.
As estátuas, acreditam os nativos, são guardiãs do povoado, e algumas ficam viradas para dentro da ilha, de costas para o mar. A língua falada no local é o rapa nui, na ilha há também o culto ao Homem Pássaro, conhecido com os Tangata Manu, surgindo essa tradição para designar o representante do clã, o qual era designado através de uma competição.
No ano de 1722, o holandês Roggeveen aportou na ilha, e nomeou o local com o nome cristão Páscoa, nos anos seguintes a ilha foi atacada por piratas, em busca de guianos, o que levou a ilha a ruína. Excelente dica para passar as próximas férias, em meio a muita história e beleza de características exóticas.
11. Ilhas Galapagos
A visita a terra onde Darwin fez suas pesquisas e formulou a Teoria da Evolução, as Ilhas Galapagos foram palco para este notável cientista. Chegando em Quito, capital do país, há voos diários para Galápagos, com duração, em média, de 1 h 30 minutos.
A chegada se faz no aeroporto de Baltra, ilha que está interligada a Ilha de Santa Cruz, pelo canal Itabaca, é possível fazer a travessia de ferry boat. Já na Ilha de Santa Cruz, há passeios à Reserva Natural das Tartarugas Gigantes e visitação ao museu de Darwin, imperdível por sinal.
As ilhas mais visitadas em Galapagos são: Ilha Bartolomé, onde há muitos pinguins, leões marinhos e tartarugas, a Ilha Seymour, repleta de iguanas dispostas em penhascos, pois o lugar é proveniente de eventos sísmicos marítimos e a Ilha Plaza com águas de um azul turquesa. Além de um paraíso ecológico, as Ilhas Galápagos são uma aula a céu aberto de biologia, ideal para quem busca aventura com um misto de passeio exótico.