Pitaya: benefícios que vão muito além da beleza da fruta!

Você já conhece pitaya? É uma fruta que cresce naturalmente nas florestas tropicais do México e da América Central e do Sul, mas também é cultivada em Israel, China e Brasil há vários anos.

Em suma, era também conhecida como Fruta do Dragão, essa forma fictícia de olho animal é cultivada em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Contudo, está cada vez mais presente nas mesas de jantar das pessoas.


Sendo assim, se há um alimento que é popular agora, é o pitaya. A fruta é uma constante nas receitas e dietas de quem busca uma alimentação mais saudável.

Entretanto, é importante ressaltar que pode ser consumido de várias maneiras.

Mas quais são exatamente os benefícios da Pitaya?

Benefícios Pitaya – Saiba mais!

Frutas frescas são uma excelente fonte de nutrientes e compostos que são importantes para a saúde geral e ajudam a prevenir muitas doenças.

No entanto, eles atuam no metabolismo dos carboidratos, fortalecendo as defesas dos dentes, ossos, sangue, tecidos e do corpo.

Além disso, todas as frutas contribuem para uma melhor cicatrização de feridas e infecções respiratórias e ainda são consideradas laxantes leves devido ao seu conteúdo de fibra.

Ação antioxidante e antiinflamatória

A pitaya é antioxidante e rica em compostos antioxidantes que sabidamente previnem o câncer e os riscos de câncer.

Além disso, frutas contendo licopeno e caroteno têm propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças.

Ajuda a Tratar Diabetes

A pitaya retarda a absorção de açúcar e é rica em fibras solúveis em água que ajudam a tratar diabetes.

Além disso, a fruta promove saciedade e auxilia na perda de peso graças ao seu alto teor de fibras solúveis.

Melhora o fluxo intestinal

Sendo assim, a presença de fibras também favorece a passagem intestinal.

Ainda, as frutas estimulam o crescimento da flora intestinal (bactérias intestinais).

Reduzindo o colesterol

Os nutricionistas dizem que as frutas ajudam a controlar os níveis de colesterol bem como, prevenir problemas associados ao colesterol alto.

Uma importante fonte de micronutrientes

A Pitaya não é apenas uma excelente fonte de fibras e carboidratos, mas também rica em micronutrientes como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas, contribuindo para uma boa saúde.

Ossos e dentes, contração muscular e produção de glóbulos vermelhos e compostos como o licopeno (contido no tomate) e caroteno (contido na cenoura).

Atividade biológica normal

A pitaya geralmente contribui para o funcionamento normal de um organismo. Sendo assim, fundamental para a saúde do corpo.

Afinal, ela contém compostos antioxidantes (polifenóis) e prebióticos (oligossacarídeos) que ajudam o corpo a funcionar corretamente, melhoram o sistema imunológico e regulam as passagens intestinais.

Versatilidade

Delicioso, frutado, pode ser consumido em sua forma natural com sucos, sorvetes, geléias assim como outras preparações.

Baixo teor calórico

A pitaya é pobre em calorias e além disso, pode ser uma excelente aliada para uma dieta para emagrecer.

10 receitas de Pitaya que você deve experimentar agora

Você quer saborear esta fruta poderosa e sedutora?

Não só pode ser consumido naturalmente, mas também pode ser usado para receitas deliciosas.

Confira algumas inspirações:

1. Limonada de Pitaya

Outra bebida linda e refrescante. Vale a pena escrever a receita e prepará-la no dia mais quente do ano. Todos deveriam adorar!

  • Água
  • Açúcar
  • Baunilha
  • Suco de dois limões
  • Pitaya

Contudo, faça um xarope com água, açúcar e baunilha. Prepare o suco de limão e misture com a calda em uma jarra.

Por fim adicione a fruta batida no mixer e pronto.

2. Pitaya Detox

Um suco saudável e fácil de fazer que ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Além disso, é a base da fruta, muito bonito e nutritivo.

  • Água de coco
  • Pitaya rosa
  • Gengibre
  • Limão
  • Menta

3. Geléia de Pitaya

A geléia não é nem muito doce nem muito azeda.

Em suma, muito saborosa. Sem falar nas cores, são lindas e atraentes.

  • Pitaya
  • Açúcar
  • Limão
  • Gelatina sem sabor dissolvida em água

4. Gelatina de pitaya

Fácil, deliciosa e muito saudável.

Você vai precisar de:

  • Pitaya
  • Água
  • Açúcar demerara
  • Ágar Ágar

Antes de mais nada, ferva tudo junto, coloque em forminhas e ponha gelar.

5. Smoothie de pitaya

Por fim, o smoothie é uma bebida tão bonita que só de olhar dá vontade de experimentar.

Você vai precisar de:

  • Água ou leite de amêndoa
  • Pepino
  • Pitaya
  • Iogurte de coco
  • Sementes de chia
  • Gelo

Como cultivar pitaya orgânica?

Finalmente, entende-se que Pitaya é uma planta versátil e resistente que pode ser cultivada em canteiros grandes, espaços abertos e em vasos.

Requer pouca atenção e precisa de rega e cortes.

Sendo assim, se você gosta dessa fruta e tem pouco tempo livre, cultivar a fruta pode ser muito interessante.

Cultivar a planta em um vaso é uma ótima alternativa, pois é adaptável e pode crescer como uma árvore ou samambaia.

Por fim, vimos que a fruta mais bonita do Brasil pode ser uma grande aliada a nossa saúde.

E certamente, uma das frutas mais bonitas que já vimos por aí.

Desde já, agradecemos por você estar aqui. Por fim, confira sempre as dicas saudáveis do Estúdio Webe logo depois, compartilhe nas redes sociais.

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