Como preparar carne de porco: dicas e receitas para refeições especiais

Ainda que saborosa, a carne de porco pode ser difícil de preparar e combinar em refeições refinadas

De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional de consumo de carne suína atingiu 20,5 kg por brasileiro no ano de 2022. Em Minas Gerais, estado que mais consome a carne de porco no país, essa média foi de pouco mais de 27 kg por pessoa. 

Ainda que seja uma das proteínas animais mais consumidas no Brasil, a carne suína pode ser desafiadora na cozinha. Isso porque ela exige temperos e preparos específicos, por conta do gosto apurado que alguns cortes do porco podem apresentar. 

Nos preparos de refeições especiais, a carne de porco é uma aposta segura para acertar com todos os convidados, já que, além de agradar à maioria, também possui cortes grandes e de baixo custo. A seguir estão algumas dicas e receitas para preparar com maestria os mais populares cortes suínos. Confira!

Lombo

O lombo é uma das partes mais populares do porco. Ainda que seu sabor seja mais neutro do que o de outros cortes, o lombo é uma carne que exige uma combinação bem estruturada com outros pratos, já que ela pode facilmente se tornar um pouco seca. Por isso, receitas com recheios e molhos são sempre mais aconselhadas neste caso.

Lombo assado com batata e alecrim

2 sachês de tempero em pó sabor carne

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de suco de limão

2 dentes de alho

800 gramas de lombo de porco

1 batata cortada em fatias grossas

1 ramo de alecrim fresco

1 colher de sopa de mel

Preparo

Em uma tigela, misture o tempero em pó, o azeite, o suco de limão e o alho. Reserve. Disponha o lombo em uma assadeira grande, regue com a marinada reservada e deixe pegar gosto na geladeira por 30 minutos. 

Aqueça o forno em temperatura média (180°C). Disponha as batatas em volta do lombo; por cima, coloque as folhas de alecrim e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno por 30 minutos, retire o papel, pincele o lombo com o mel e volte ao forno por mais 15 minutos, ou até o lombo e as batatas estarem dourados. Retire do forno, fatie o lombo e sirva em seguida.

Pernil

O pernil é uma carne suculenta, de corte grande e baixo custo. Por ser uma carne de gosto forte e, comumente, vir em peças grandes, que dificultam o preparo e a absorção dos ingredientes pela carne, é preciso saber como temperar pernil para prepará-lo em uma ocasião especial. Para garantir o sucesso do prato, o melhor é seguir receitas que sejam detalhadas e que agradem ao paladar.

Pernil à brasileira

1 saco para assados com tempero de alho e cebola

1 kg de pernil suíno sem osso

6 castanhas-do-pará picadas grosseiramente

2 bananas-da-terra fatiadas em rodelas

Preparo

Abra a parte superior da embalagem do tempero pronto de alho e cebola e retire o saquinho plástico. Coloque dentro do saquinho o pernil, a castanha e a banana-da-terra. Abra a parte inferior da embalagem do tempero pronto e coloque o tempero dentro do saquinho. Feche o saquinho bem com o lacre incluso na embalagem e misture suavemente.

Disponha em um refratário, leve ao forno médio (180 graus) por 1 hora. Retire do forno, corte cuidadosamente o saquinho plástico e sirva em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile