Qual a relevância do tipo de armazenamento na segurança dos dados nos dias atuais?

Com ataques cibernéticos cada vez mais fortes e frequentes, escolher o tipo ideal de armazenamento de dados é fundamental na segurança das empresas e seus clientes

Considerado um recurso mais valioso que o petróleo nos dias de hoje, os dados são base fundamental da revolução que a indústria digital causou e vem causando tanto nos modelos de negócios quanto na própria maneira de consumir. Inteligência Artificial, análise de dados, avanços na logística, entre outras inovações, só foram tornadas possíveis com o avanço da área de dados.

Gigantes como Meta, Google e Amazon estão na vanguarda desta coleta de dados. E através de algoritmos poderosíssimos, conseguem entender o comportamento de seus usuários e consumidores através da análise dos dados fornecidos por eles mesmos! Ao mesmo tempo, sabem da responsabilidade da posse de tantas informações, pois, se caem em mãos erradas, um grande estrago pode ocorrer.

Isso acontece porque esse grande volume de informações confidenciais, como dados pessoais e financeiros, pode servir para inúmeros golpes nas mãos de criminosos, como, por exemplo, as extorsões. Eles obtêm essas informações por meio de malwares, links ou softwares maliciosos ou até mesmo por meio de vazamentos intencionais de funcionários de empresas.

Por essa razão, manter os dados seguros é fundamental. Empresas e usuários recorrem a diversos métodos, como antivírus poderosos, senhas complexas e até mesmo criptografia. Manter dados importantes em meios físicos, como HDs e pendrives, tem sido um meio a ser evitado, diante dos riscos que envolvem essas mídias, ainda mais que hoje a nuvem se mostrou um recurso muito mais efetivo e seguro.

Mas, em um primeiro momento, o mais importante para o usuário é evitar riscos. Manter o firewall e o antivírus atualizados é uma maneira de levantar uma barreira contra atividades de hackers. Deve-se ter cuidado com sites suspeitos. O mesmo vale para links e e-mails. Criminosos estão cada vez mais refinados e podem se passar por lojas e bancos, criando uma verdadeira armadilha para o usuário. 

Já as empresas devem redobrar sua segurança. Para isso, precisam de sistemas mais robustos que comportem grandes bancos de dados: servidores dedicados ou redes de discos rígidos interconectadas de alta velocidade, sendo que este dimensionamento dependerá do volume de acessos e da quantidade de dados que se pretende trabalhar. Mas nada impede que um sistema equivalente seja usado em ambiente doméstico.
No mais, deve-se sempre buscar a tecnologia mais atual, uma vez que os criminosos não medem esforços em achar cada vez mais e mais brechas que os permitam ter acesso ao “novo petróleo”. O notebook Dell é um ótimo exemplo de tecnologia de ponta: em conjunto com o PowerStore, oferece automação e eficiência, cujos recursos atendem até mesmo as exigências do Departamento de Defesa dos EUA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *