Dieta Flexível: Conheça as Melhores Razões para fazer a Dieta!

Na dieta flexível a pessoa pode escolher entre três objetivos: perda de peso, manutenção e ganho de massa muscular.

Essa dieta calcula a quantidade de macro nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa pode ingerir por dia. 

Quer saber como a dieta flexível pode mudar sua vida? Então fique atento a cada detalhe deste artigo. Cada dica!

Coloque tudo em prática para atingir seus resultados e objetivos com foco total no emagrecimento!

O que é a Dieta Flexível?

Dieta flexível é um regime que parece dos sonhos. Ppois é muito pouco restritivo e, portanto, permite que pessoas comam aquilo que lhes dá prazer. 

Antes de escolher esse caminho, porém, é preciso saber claramente quais são os seus objetivos. Logo, que uma alimentação sustentável e uma dieta nem sempre são a mesma coisa.

Nesta dieta, não existem alimentos de consumo necessariamente obrigatório ou proibido.

No entanto, apesar de ter maior liberdade, a qualidade dos alimentos ainda é importante. Ou seja, não sendo possível basear a dieta em doces e frituras.

Sendo assim, na dieta flexível têm-se maior liberdade de escolher os alimentos. Mas também é necessário manter a qualidade da dieta para conseguir perder ou manter peso.

Dieta Flexível ajuda a emagrecer?

Em primeiro lugar, esta dieta ajuda na perda de peso, pois os macronutrientes são fontes de calorias.

O método se propõe a determinar a quantidade de macro nutrientes que seus adeptos podem ingerir.

Lembrando que cada grama de carboidrato possui 4 calorias. Um grama de proteína também tem 4 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias.

Uma vez que se diminui a ingestão de macro nutrientes, o consumo de calorias também reduz. Com isso, e menos calorias o corpo irá ingerir menos energia do que gasta.

Desta forma é necessário que o organismo utilize a energia que tem armazenada, na forma de gordura principalmente. Assim, ocorre a perda de peso.

Emagrece mesmo?

A dieta flexível é aplicável para a perda de peso. Assim como qualquer outro plano alimentar, se houver uma restrição calórica com certeza ocorrerá emagrecimento.

Cada grupo de macro nutrientes tem um valor calórico que permite fazer esses cálculos.

Principais vantagens

A dieta flexível funciona para objetivos opostos. Tanto para a perda de peso como o ganho de massa corporal. No segundo caso, a lógica é a mesma, mas extrapolando a contagem dos macro nutrientes.

Obviamente, ambos os processos precisam ser aliados a exercícios, seja para queimar gordura ou para ganhar massa muscular.

Além disso, é um tipo de regime que dá mais liberdade a quem o pratica. Pois permite à pessoa criar seu próprio cardápio, contanto que respeite a contagem alimentar.

Como funciona a dieta flexível 

A dieta flexível funciona da seguinte maneira: primeiro, o adepto deve entrar em sites que possuem as calculadoras de IIFYM . Em seguida, adicionar seus dados, como peso, altura, idade, quantidade de atividades físicas que realiza, entre outros.

Então, o sistema calcula quantos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras a pessoa pode ingerir de acordo com seus objetivos.

A pessoa pode escolher entre três objetivos principais: perda de peso, manutenção e ganho de massa muscular.

aNo objetivo de perda de peso, a pessoa pode dizer se quer obter este resultado de forma normal, agressiva ou imprudente.

Enquanto no objetivo de ganho de massa muscular, o adepto deve dizer se quer fazer isso de forma cautelosa.

Para cada objetivo secundário é orientado o consumo de uma determinada quantidade de gorduras, carboidratos e proteínas.

Resumindo:

Já deu para atender basicamente tudo que precisamos sobre a dieta flexível?

Confira abaixo um resumo do que é bom na dieta:

#1 – Você entenderá como seu corpo funciona. Ou seja, saberá quanto de cada nutriente vai bem para perder peso, ganhar peso, etc.

#2 – Autonomia sobre a dieta: escolher o que come é muito melhor. Pois nem sempre você tem vontade de comer o que realmente diz o cardápio.

#3 – Equilíbrio alimentação x rotina: Você pode se adequar a sua rotina nesta dieta. Nem sempre os dias são como esperamos.

Então com a flexibilidade é possível fazer mudanças sem culpa.

O que comer nesta dieta?

Nesta dieta, o indivíduo pode comer praticamente todo o alimento que quiser. Entretanto, que respeite a quantidade diária em gramas de cada macro nutriente.

Como cada um deles tem valores calóricos diferentes, o balanceamento pode exigir, por exemplo, aumentar as proteínas e diminuir as gorduras.

Para elaborar um cardápio é preciso saber qual é o objetivo do indivíduo. O cardápio não pode ser generalizado, afinal a contagem de macro nutrientes será diferente para cada um.

Existem, hoje, diversas planilhas disponíveis na internet, além de aplicativos, que auxiliam nessa conta.

Você apenas insere o alimento, e o dispositivo informa a quantidade de calorias, Bem como a disponibilidade de cada um dos macro nutriente.

Então é possível perder peso comendo aquele super sanduíche com batata frita, no fim de semana? Claro, basta incluí-lo no planejamento.

Mas lógico, não exagerar na quantidade nem na frequência.

Vale lembrar também, que é de extrema importância aliar a alimentação a exercícios físicos. Principalmente para quem quer emagrecer, já que isso auxilia no balanço energético final, assim recomenda-se a dieta flexível.

Acompanhe as dicas de como emagrecer do Estúdio Web e você não irá se arrepender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile