Salmo 12: Explicação, Estudo e Notas

  1. Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
  2. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
  3. O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
  4. Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; os lábios são nossos; quem é o senhor sobre nós?
  5. Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o Senhor; porei em salvo aquele para quem eles assopram.
  6. As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes.
  7. Tu nos guardarás, Senhor; desta geração nos livrarás para sempre.
  8. Os ímpios circulam por toda parte quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
Salmo 12

Estudo, explicação e notas do Salmo 12

Explicação Salmo 12.1

Viver para Deus em um mundo enganoso pode ser uma batalha difícil e solitária. Certa vez o grande profeta Elias se sentiu tão só que quis morrer.

Mas Deus disse-lhe que existiam outros sete mil servos fiéis (1 Rs 19.4,14,18). Nunca estamos sós em nossa batalha contra mal.

Quando você se sentir solitário, procure outros cristãos para encontrar força e apoio.

Explicação Salmo 12.2-4

Podemos ser tentados a acreditar que a mentira é inofensiva e, às vezes, até útil. Mas Deus não tolera a mentira, a lisonja, a fraude ou a vaidade. Cada um destes pecados se origina de uma má atitude que é expressa em nossa fala.

A língua pode ser a nossa maior inimiga porque, apesar de pequena, pode causar grandes danos (Tg 3.5,6). Seja cuidadoso com o que você fala.

Explicação Salmo 12.5

Deus se importa e cuida do pobre e do necessitado. Aqui, vemos a promessa dEle de proteger o oprimido e confrontar seus opressores.

Devemos identificar-nos com a atitude de Deus. Sua obra não terminará até que nos importemos com as necessidades dos pobres.

Explicação Salmo 12.6

A sinceridade e a verdade são extremamente valiosas porque são muito raras. Muitas pessoas são enganadoras, mentirosas, lisonjeiras: pensam que conseguirão o que querem por meio do engano. Davi certamente lidou com tais tipos de pessoas, que esperavam alcançar o favor do rei e ser promovidas por meio da lisonja.

Quando sentimos que a sinceridade e a verdade estão quase extintas, temos uma esperança: a Palavra de Deus. Ela é tão boa quanto a prata refinada. Então ouça cuidadosamente o que Deus fala.

Salmos 12 para que serve?

O Salmo 12 Serve para nos orientar a respeito da falsidade e pessoas com o coração voltado para o mal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *