Salmo 3 Explicação

Salmos 3 Explicação

Podemos dizer que esse foi um dos piores momentos da vida do rei Davi. Salmos 3 foi escrito durante sua fuga diante da perseguição de seu filho Absalão.

Davi, autor deste Salmo, descreve em oito verso sua angústia e ao mesmo tempo sua confiança em Deus.

Fica claro que a perseguição e o eminente risco de vida não abalou a confiança que o rei tinha no Deus Altíssimo.

Sl 3:1 – Os Adversários de Davi

Davi se depara em uma situação delicada, Descobre que o próprio filho se rebelara contra si e ainda arrebanha grande parte da nação, Descobre também que até pessoas de sua própria casa rendera a sagacidade de seu filho.

Absalão usou de grande astúcia para tentar tomar o reino de seu pai.

Sl 3:2 – A salvação de Davi

Davi expressa com tristeza uma das acusações proferidas contra ele:

“Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá)”.

Salmos 3:2

Podemos entender, segundo as escrituras bíblicas, que esse episódio e consequência dos pecados de Davi. Certamente esse tipo de pensamento expressado no verso 2, ganhou adeptos até mesmo entre seus apoiadores.

Mas podemos observar que nos dias destes acontecimentos em meio a sua fuga, o rei Davi foi confrontado por “um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera” (2 Samuel 16:5).

Os escritos de 2° Samuel mostra que o confrontador amaldiçoava Davi ao longo do caminho. Simei fazia questão de dizer que está tragedia que avia caído sobre a casa de Davi era um castigo de Deus.

Sl 3:3 – O refúgio de Davi

O texto de 2° Samuel do capítulo 15 ao 18 deixa claro a profunda tristeza de Davi ao ter que confrontar o próprio filho. Porém, mesmo com sua alma angustiada, o rei não deixou de confiar em Deus em nenhum momento.

Ele declara ao Senhor de sua alma “Mas tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.” Salmos 3:3.

Sl 3.4 – De onde vem o socorro do justo?

Em sua fuga, juntamente com milhares de apoiadores “…disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; se achar eu graça aos olhos do SENHOR, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.” 2° Samuel 15:25.

Davi entrega toda a confiança em Deus. Talvez em outros momentos ele poderia levar a arca da aliança consigo, como uma espécie de amuleto.

Mas salmos 3:4 demostra a aceitação de juízo de Deus sobre sua casa e a entrega sem reservas ao Altíssimo.

Sl 3:5 – A paz do cristão

Absalão foi aconselhado a juntar milhares de guerreiros e sair a procura de seu pai no período da noite. Mas por uma providência divina isso não aconteceu.

Certo de que a vitória ou a derrota estava sob a permissão de Deus, Davi escreve:

“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.” .

Salmos 3:5

Algumas passagens Bíblicas nos orientam a não perturbar nosso sono quando entregamos nossa caminhada ao Senhor (ver Pv 3.24).

Sl 3:6 – Muitos podem ser seus acusadores

O inimigo de Davi naquela ocasião arrebanhou-se para si grandes números de soldados e súditos do reino, mesmo assim, o legitimo rei não se perturbou.

Salmos 3:6 demostra que o vínculo de Davi com Deus havia sarado seus medos:

“Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.”.

Salmos 3:6

Sl 3.7 – De onde vem a vitória?

Muitas vezes Salmos 3:7 nos deixa envergonhados:

“Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu, pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.”.

Salmos 3:7

A grande batalha entre as duas partes “deu-se … no bosque de Efraim” 2° Sm 18.6.

Dar-se-á a entender que o local foi uma providência Divina, pois, o próprio bosque consumiu boa parte dos adversários de Davi (2° Sm 18.8).

O rei não reclamou a glória da vitória para si, mas há outorgou a Deus.

Existe situações em nossa vida que Deus nos leva a “bosques” inesperados para nos conceder a vitória e mesmo assim não observamos as providencias Divinas e simplesmente damos todos os méritos as circunstâncias.

Sl 3:8 – Frutos de uma vitória guiada por Deus

O verso 8 inicia louvando a origem de sua vitória: “A salvação vem do Senhor” Sl 3:8a.

Em seguida faz uma curta oração a Deus sobre o seu povo, tantos aos fiéis, quanto aos que rebelaram: “Sobre o teu povo seja a tua bênção” Sl 3:8b.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *