Salmo 14: Explicação, Estudo e Notas

  1. Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
  2. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
  3. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
  4. Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor.
  5. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
  6. Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
  7. Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Salmo 14

Explicação do Salmo 14:1-3

O verdadeiro ateu é néscio, porque ignora a evidência de que Deus existe, e/ou ímpio, porque se recusa a viver de acordo com a verdade divina. O néscio é alguém agressivamente perverso em suas ações.

De acordo com a Bíblia, desafiar Deus é uma atitude completamente tola, bem como confiar mais em si do que em Deus.

Explicação do Salmo 14:3

Ninguém é perfeito, exceto Deus; todos somos culpados diante dEle (ver Rm 3.23) e necessitamos o seu perdão.

Não importa o nosso desempenho ou o quanto alcançamos em comparação a outros, nenhum de nós pode gabar-se de sua bondade se esta for submetida aos padrões de Deus.

Ele não só espera que obedeçamos às suas diretrizes, também deseja que o amemos com todo o nosso coração. Mas ninguém, exceto Jesus Cristo, fez isso de maneira perfeita.

Como todos falhamos, devemos voltar-nos para Cristo, a fim de que Ele nos salve (Rm 10.9-11). Você já rogou por salvação?

Explicação do Salmo 14:3,4

Ao dizer que “os obreiros da iniquidade comem o meu povo como se comessem pão” (Sl 14.4), Davi se referia aos ímpios.

Existe uma distinção clara entre aqueles que adoram a Deus e aqueles que se recusam a adorá-lo.

Davi adorou o Eterno e, sob a sua liderança, Israel obedeceu a Deus e prosperou. Porém, depois Israel se esqueceu de Deus, e ficou difícil distinguir entre os adoradores do Eterno e os que adoravam os ídolos. Por isso, foi predito; “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem; não há sequer um!” Quando Isaias conclamou Israel ao arrependimento, como Davi, falou dos que se desviaram (Is 53.6). Mas o profeta se referiu aos irmãos israelitas.

O apóstolo Paulo, ao citar o Salmo 14 em Romanos 3.10-12, estendeu a imagem da ovelha desgarrada a todas as pessoas que se afastaram de Deus e não tem Jesus como seu Pastor.

Explicação do Salmo 14:5

Se “Deus está na geração dos justos”, então aqueles que atacam o povo aliançado com Ele podem estar atacando o próprio Deus; o que é totalmente inútil (ver Sl 2.4,5.10-12).

Deste modo, embora possamos sentir que estamos perdendo a batalha, não deve haver absolutamente dúvida de que a nossa suprema vitória está em Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *