Salmo 16 explicação, estudo e notas

Salmo 16: Explicação, Estudo e Notas

  1. Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
  2. A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de ti.
  3. Digo aos santos que estão na terra e aos ilustres em quem está todo o meu prazer:
  4. As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei o seu nome nos meus lábios.
  5. O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
  6. As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.
  7. Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite.
  8. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
  9. Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
  10. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
  11. Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Salmo 16

Explicação do Salmo 16:7,8

Faz parte da natureza humana lazer planos e depois pedir a Deus para abençoá-los. Porém, em vez disso, devemos buscar primeiro a vontade de Deus.

Pensando constantemente no Senhor e no modo de vida que lhe é agradável, adquirimos um discernimento que nos ajudará a tomar decisões corretas e a viver de acordo com a sua vontade.

A comunicação com Deus permite que Ele nos aconselhe e nos dê sabedoria.

Explicação do Salmo 16:8

Ao dizer “nunca vacilarei”, Davi se referia à segurança singular experimentada pelos crentes. Deus não os isenta de problemas do cotidiano, às vezes, os crentes experimentam dor, a dificuldade e o fracasso por que passam os incrédulos (Mt 5.45), mas estes não têm esperança quanto ao futuro, pois são confusos em relação ao verdadeiro propósito da vida na terra.

No entanto, aqueles que buscam a Deus podem seguir adiante, confiantes por saber o que é direito aos olhos de Deus.

Sabem que o Senhor os guardará, a fim de que não se desviem do caminho que escolheram seguir.

Explicação do Salmo 16:8-11

Esse texto é frequentemente chamado de “Salmo Messiânico”, porque é citado no NT em alusão à ressurreição de Jesus.

Pedro e Paulo citaram este Salmo quando falaram da ressurreição do corpo de Cristo (ver At 2.25-28,31; 13.35-37).

Explicação do Salmo 16:9

O coração de Davi estava contente: o rei havia encontrado o segredo para ter a verdadeira alegria, que é muito mais profunda do que a ventura. Podemos ficar alegres apesar das mais sérias dificuldades.

A ventura é temporária, porque é baseada em circunstâncias externas, mas a alegria é duradoura porque decorre da presença de Deus dentro de nós.

À medida que contemplamos a presença de Deus diariamente, encontramos a satisfação. À medida que entendemos o futuro que Ele planejou para nós, experimentaremos a alegria. Não baseie sua vida nas circunstâncias, e sim em Deus.

Explicação do Salmo 16:10

Davi declarou confiantemente que Deus não o deixaria na sepultura. Muitas pessoas temem a morte porque não podem controlá-la ou compreendê-la.

Como crentes, podemos estar certos de que Deus não nos esquecerá quando morrermos. Ele nos trará de volta à vida para que vivamos com Ele para sempre, isto fornece a verdadeira segurança.

Há outros textos referentes à ressurreição. Ver Jó 19.25.26; Isaias 26.19; Daniel 12.2,13; Marcos 13.27; 1 Coríntios 15.12-58; 1 Tessalonicenses 4.13-18; Apocalipse 20.11-21.4.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *